quarta-feira, 27 de maio de 2020

Caiana dos crioulos: projeto da UFPB beneficiará comunidade com ações contra a Covid-19

Fonte da imagem: Portal Correio

O Observatório Antropológico de Covid-19 do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi um dos oito projetos da América selecionados pela Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) para receber fundo de apoio financeiro no valor de  R$ 50.000,00. 

O objetivo do projeto é mapear e fortalecer ações de auxílio a comunidades com problemas sociais intensificados pela pandemia de Covid-19, a exemplo dos indígenas, quilombolas, ciganos e pessoas que vivem nas periferias urbanas da Paraíba.

O financiamento servirá para a compra de máscaras reutilizáveis, água sanitária, sabão e álcool em gel. A confecção das máscaras de proteção individual será feita por costureiras artesanais e microempresas para contribuir com a renda local. Além do combate aos efeitos da pandemia, o projeto busca fomentar a percepção de diversidade e pluralismo sociais e estimular o combate à estigmatização e desigualdade no Brasil.

Atualmente, o projeto conta com cerca de 40 participantes voluntários. São professores, profissionais e estudantes que atuam na prestação de assessoria. Dentre as parcerias, há a Organização Não Governamental (ONG) Minha Jampa, que trabalha com pessoas em situação de rua e moradores de subúrbios da Região Metropolitana de João Pessoa; a Comunidade Quilombola de Mituaçu, no Conde; e o projeto de extensão da UFPB “Histórias de Quilombo”. 

Interessados em contribuir com o projeto devem entrar em contato pelo e-mail observantropologia@gmail.com e site do Observatório Antropológico da UFPB.


Editado com informações de Jonas Lucas Vieira e Pedro Paz - Ascom/UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário